Como clarear os dentes?

Muitas pessoas possuem fixação por dentes brancos, a ponto de, inclusive, fazer loucuras para branqueá-los. Porém, a grande maioria não sabe como clarear os dentes sem comprometer a saúde bucal.

Leia e saiba tudo sobre clareamento dental!

Confira também: Aparelho transparente

O que é o clareamento dental e quando ele é indicado?

Conforme os anos vão passando, é muito comum que as pessoas sofram com o amarelamento dos dentes. Além da idade, outros fatores também contribuem para essa situação, como a má escovação, o consumo de determinados alimentos (como vinho, suco de uva, coca-cola, café em excesso etc.)

Pensando nisso, o clareamento visa restaurar a cor original dos dentes utilizando determinados agentes clareadores e técnicas diferenciadas. Vale lembrar que o tratamento não consegue fugir dessa cor original.

Ou seja, se a cor dos seus dentes já tiver uma base meio amarelada ou acinzentada, não será possível mudar esses tons. O clareamento é realizado tendo essas colorações como base.

O clareamento dental também não é recomendado para determinados tipos de manchas, como aquelas causadas por excesso de flúor. Por esse motivo, somente um dentista pode indicar qual é o método para clarear os dentes ideal, com base nos resultados que o indivíduo espera.

Existem outros fatores que também podem influenciar na cor final do sorriso após o tratamento, como os hábitos alimentares e de higiene bucal, a presença ou não de restaurações e a realização de limpezas profiláticas após o clareamento dos dentes.

Como clarear os dentes?

Existem pessoas que não podem clarear os dentes?

Os tratamentos para clareamento dental não são indicados para gestantes ou pessoas que apresentam um acúmulo de placas bacterianas, tártaro ou inflamações na gengiva.

Além desses, os tratamentos também são contraindicados para pacientes com cáries, com restaurações defeituosas, problemas na gengiva, pessoas com deficiências na formação de esmalte e pacientes com dentes manchados por tetraciclina na infância.

Estes são alguns dos motivos que reforçam a importância de se consultar com o dentista para saber se pode ou não clarear os dentes e qual é o tratamento adequado para cada caso!

Existem formas de clarear os dentes que não são recomendadas?

De fato, nem tudo que encontramos na internet para clareamento dental da bons resultados, além de que também faz mal à saúde.

O tratamento mais comentado é aquele que se usa bicarbonato de sódio, vinagre e água, que causa sérios danos aos dentes. Ele causa sérias consequências, como desgaste dentário e, inclusive, muita sensibilidade na região.

O que acontece é que métodos como esse desgastam o esmalte dentário (primeira proteção dos dentes), provocando uma maior exposição da dentina, o que facilita possíveis complicações na região.

Por isso, se você deseja um clareamento eficaz e seguro, opte por métodos com acompanhamento de um profissional. Confira alguns a seguir.

Como clarear os dentes?

Quais os métodos de clareamento dental mais recomendados?

Se você quer saber como deixar os dentes brancos de forma segura e com maior eficácia, sempre recorra aos métodos recomendados por profissionais. Os dentistas sempre terão a preocupação de promover o clareamento de seus dentes sem danificar a estrutura dental.

Saiba quais são os métodos mais seguros:

  • Clareamento a laser

Esse, provavelmente, é o método realizado em consultório mais conhecido. Nesse tratamento, o dentista utiliza um produto clareador de alta concentração ativado com a luz de um laser. Os resultados são instantâneos, deixando os dentes claros desde a primeira sessão, mas podem ser necessárias 1 ou 3 sessões para chegar ao resultado desejado.

  • Clareamento com moldeira

Esse tipo de clareamento dental também pode ser realizado em casa, com uma moldura de silicone, criada pelo dentista, para que o indivíduo utilize, juntamente com um gel clareador à base de Peróxido de Carbamida e Peróxido de Hidrogênio.

Ele traz ótimos resultados, porém demora mais. É necessário utilizar a moldura com o gel por algumas horas do dia ou da noite durante 2 semanas.

  • Aplicação de facetas de porcelana

Como citado anteriormente, existem casos que, para deixar os dentes brancos, as facetas de porcelana são a melhor opção. Também conhecidas como “lentes de contato”, elas são feitas pelo dentista para revestir os dentes, o que melhora a aparência e disfarça imperfeições, conferindo ótimos resultados e de forma permanente.

Como clarear os dentes?

Quais cuidados devem ser tomados depois de fazer o tratamento de clareamento dental?

Além de realizar o clareamento com o método ideal, se a pessoas deseja conseguir os melhores resultados, é essencial que esteja totalmente comprometida com o tratamento.

Isso significa, por exemplo, cuidar da higiene bucal, sempre escovando os dentes depois das refeições e usando o fio dental, além de também tomar cuidado com a alimentação, evitando o consumo excessivo de alguns alimentos que podem manchar os dentes, como:

  • Suco de uva;
  • Vinho tinto;
  • Café;
  • Refrigerante de cola;
  • Chá-preto.

Visitar periodicamente o dentista para realizar limpezas profiláticas é outra recomendação muito importante.

Porém, vale lembrar que o resultado do clareamento não dura para sempre. Dependendo dos seus cuidados, pode ser que o sorriso branco dure cerca de 2 anos. Depois desse período, é necessário refazer o tratamento.

Leia também: Gengivite tem cura?

Dentista na Vila Olimpia

Se você está procurando por dentista ou odontopediatria na Vila Olimpia, São Paulo, visite o nosso consultório na Rua Alvorada, nº 64, cj. 102 – Clínica de Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Telefone: (011) 3848-0007

Como clarear os dentes?

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?