Dentista infantil quais os principais tratamentos na fase inicial da vida

Durante a fase inicial da vida, é essencial que o seu filho tenha o acompanhamento de um dentista infantil, já que existem diversas complicações que, se não forem tratadas, podem causar sérios problemas no futuro.

Leia e saiba tudo sobre a odontopediatria!

Antes de tudo, o que é um dentista infantil?

Também conhecidos como odontopediatras, os dentistas infantis são especialistas dedicados à saúde bucal das crianças, desde o seu nascimento até a adolescência.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esses profissionais não só ajudam a tirar dúvidas sobre a troca dos dentes de leite e como realizar a escovação da forma correta, mas também fazem acompanhamentos mais profundos, como o desenvolvimento e crescimento craniofacial, por exemplo.

Assim, no caso de qualquer anormalidade, o profissional de odontopediatria é responsável por orientar os pais da criança quanto ao tratamento adequado. Dessa forma, é possível evitar problemas maiores no futuro.

O que faz um dentista infantil?

Esses profissionais são responsáveis por passar orientações de higiene bucal, não apenas para bebês e crianças, mas também para gestantes. Inclusive, é de extrema importância que as futuras mães procurem orientações de um odontopediatra ainda durante a gravidez, para assim se informar sobre os cuidados que deverão ter no decorrer da gestação e logo após o nascimento do bebê.

Um exemplo do que pode ser recomendado nessas consultas é o incentivo à amamentação natural, que traz inúmeros benefícios à criança, já que favorece o desenvolvimento craniofacial adequado, o que evita a ocorrência de mordida aberta e outros tipos de má oclusão dentária.Além disso, esse incentivo também favorece a respiração nasal e a tonicidade muscular para se ter uma mastigação eficiente.

O odontopediatra também ajuda a diagnosticar, tratar, prevenir e a controlar problemas de saúde bucal durante a fase inicial da vida, além de também abordar fatores relacionados à mastigação,troca dos dentes “de leite”, dieta, uso de flúor, selantes e diversos outros assuntos da odontologia infantil.

Dentista infantil quais os principais tratamentos na fase inicial da vida

Quando deve ser realizada a primeira consulta da criança no dentista infantil?

Essa é uma pergunta muito frequente da maioria das mães de primeira viagem. E é muito importante que saibam que a primeira consulta a um dentista para criança deve acontecer bem cedo, antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes de leite.

Nesse momento, serão realizadas avaliações de como estão sendo feitas a amamentação, a higienização da cavidade oral e a introdução alimentar, além de também serem dadas recomendações sobre as escovas corretas, uso da pasta de dente e os modos de escovação para os primeiros meses de vida.

Além disso, o profissional de odontologia infantil também irá se atentar a como está a respiração do bebê e a recorrência de gripes, associadas à problemas respiratórios, como otites, sinusites, amigdalites e rinites alérgicas. Também serão dadas recomendações de cuidados que os pais devem ter com a saúde bucal de seu pequeno para garantir um crescimento e desenvolvimento craniofacial adequado, além de orientação quanto ao uso inadequado de chupetas e mamadeiras.

É importante ter em mente que a primeira consulta é uma ótima oportunidade para familiarizar o bebê com o ambiente e com o profissional, para que assim ele cresça sem medos e traumas. Portanto, tudo deve ser perfeito!

Quais tratamentos podem ser realizados por um dentista infantil na fase inicial da vida da criança?

Durante essas primeiras consultas do bebê ao médico infantil dentista, existem alguns tratamentos e exames que podem ser realizados, com o objetivo de evitar futuras complicação.

Confira:

  • Orientações de limpeza da região bucal e profilaxia dentária

Como dito anteriormente, durante a fase inicial da vida e as primeiras consultas, o dentista infantil dará diversas informações sobre como realizar a limpeza da região bucal da forma correta, a fim de evitar a proliferação de cáries e outros problemas que podem vir quando a escovação é feita de forma errada.

Além disso, quando a criança já possuir dentes, pode ser realizada a profilaxia dentária, ou seja, a limpeza dos dentes, processo responsável por remover o biofilme da superfície dentária e deixar a saúde bucal com o melhor aspecto possível. Esse procedimento é realizado com escovas e taças de borracha especiais, além de uma pasta que possui elementos em sua composição que ajudam a polir a superfície do dente da criança.

  • Radiografias

Durante os primeiros anos de vida podem, inclusive, serem realizadas radiografias na região bucal das crianças para diagnosticar complicações que não podem ser vistas ao olho nu. Esse exame pode ser utilizado para identificar problemas relacionados às articulações temporomandibulares (ATM), assim como outros dos ossos da face, como lesões intraósseas, tumores e cistos.

Além disso, esse exame também pode ser solicitado para verificar se a criança sofre de agenesia dental, que é a ausência de um ou mais dentes na arcada dentária, ou até se o indivíduo possui algum dente supranumerário, ou seja, se possui algum a mais na dentição, o que pode acarretar a diversos problemas de saúde bucal, como a gengivite e a periodontite, por exemplo.

  • Teste da “linguinha”

Esse é um dos testes mais conhecidos que são realizados nas primeiras consultas do bebê ao dentista infantil. O seu objetivo é diagnosticar alterações no frênulo lingual, o que possui influências diretas na qualidade da amamentação e, se não for tratado, na mastigação, desenvolvimento da fala, higiene oral e, inclusive, na deglutição.

  • Exames físicos completos

Esses exames serão realizados por toda a região da boca, incluindo a gengiva e a mucosa, procurando qualquer anomalia.

Além disso, todo a estrutura do crânio, mandíbula e maxila também são verificados, para assim evitar qualquer problema no seu desenvolvimento, como a mordida cruzada, por exemplo.

Dentista infantil quais os principais tratamentos na fase inicial da vida

Dentista na Vila Olímpia

Se você está procurando por dentista ou odontopediatra na Vila Olímpia, São Paulo, visite o nosso consultório na Rua Alvorada, nº 64, cj. 102 – Clínica de Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Telefone: (011) 3848-0007

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?