Mandíbula estalando entenda a causa desse problema

Você sentiu a mandíbula estalando? Isto pode acontecer em diversas situações cotidianas, como quando você mastiga algo ou ao bocejar.

Porém, acaba que muitas pessoas ignoram esse sintoma. No entanto, saiba que ele pode ser um indício de há problemas em sua cavidade bucal, relacionados com a sua articulação temporomandibular, conhecida como ATM.

Se você quer entender os estalos na mandíbula, leia a matéria até o final.

Antes de tudo, o que é ATM?

ATM, ou articulação temporomandibular, é o nome dado à articulação da mandíbula com o crânio. Quando você tem estalos mandibulares constantemente, isso pode ser um sinal de que existe algum dano nessa estrutura, mais especificamente no disco articular ou nos ligamentos da ATM.

No caso, o chamado disco articular é uma estrutura que impede que os ossos tenham um contato direto, amortecendo o impacto enquanto você mastiga, deglute, fala, boceja. O estalo na mandíbula geralmente acontece quando o disco se movimenta fora de sincronia, saindo e voltando para o seu lugar, o que produz o som característico.

Quando há algum dano nessa articulação, podem acontecer diversos problemas, como as disfunções da ATM. Isso acontece porque a mandíbula se desloca com o movimento e não consegue voltar ao seu eixo normal.

O que causa estalo na mandíbula?

As disfunções da ATM que, consequentemente, causam estalo na articulação da mandíbula, podem ser provocadas por diversos fatores:

  • Hábito de ranger os dentes enquanto dorme (bruxismo);
  • Estresse, que faz com que o indivíduo aperte os dentes e contraia os músculos da face com frequência;
  • Roer unhas;
  • Mascar muito chiclete;
  • Má oclusão dentária;
  • Problemas no crescimento da mandíbula;
  • Restaurações inadequadas
  • Interferências oclusais
  • Ansiedade e depressão.

Quais são os sintomas das disfunções da articulação da mandíbula?

Além da mandíbula estalando e travando, as disfunções da ATM também podem apresentar outros sintomas, como:

  • Dores na face e nos maxilares;
  • Dores de cabeça;
  • Dores cervicais;
  • Fraturas espontâneas em dentes;
  • Dores de ouvido;
  • Cansaço no rosto.
  • Dor ao mastigar.

Esses sintomas, no entanto, não acontecem todos de uma vez só. A manifestação deles depende do caso de cada indivíduo. Existem pessoas que não sentem dores, enquanto outras sentem estalo na mandíbula e dor.

Por isso, é muito importante observar a ocorrência da mandíbula estalando e procurar por um profissional, para assim confirmar o transtorno.

Mandíbula estalando entenda a causa desse problema

Como são diagnosticadas as disfunções na ATM, causadoras do estalo da mandíbula?

O diagnóstico é realizado por um dentista que palpa e observa a movimentação das mandíbulas, sente o estado das articulações, dos músculos, dos ligamentos e verifica se o encontro das arcadas dentárias superiores e inferiores está correto.

Além disso, o profissional também faz perguntas ao paciente para buscar informações que o ajudem a definir a causa do problema, como por exemplo, se ele sente estalo na mandíbula e dor ou até se a mandíbula fica estalando ao mastigar.

Também podem ser solicitados exames de imagem da mandíbula e da movimentação da articulação, para assim detalhar com precisão as estruturas afetadas.

Como tratar estalos na mandíbula?

Existem diversos tipos de tratamento para as disfunções na ATM, procurando parar com os estalos na mandíbula, que vão depender do tipo de transtorno e do caso de cada indivíduo.

Um dos tratamentos para estalo na mandíbula mais comuns é a utilização aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares, ajuste oclusal com o objetivo corrigir os danos à ATM.

Outros tratamentos possuem um foco maior nos hábitos de cada paciente. Exercícios diários de fortalecimento e alongamento dos músculos da face, melhores hábitos de sono, diminuir o estresse e o consumo de alimentos mais macios podem amenizar o problema.

Mandíbula estalando entenda a causa desse problema

A Ortopedia Funcional dos Maxilares e a mandíbula estalando

A Ortopedia Funcional dos Maxilares é a especialidade da Odontologia que corrige desequilíbrios ósseos e musculares, do funcionamento dos maxilares, alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular.

No caso, a visita a um profissional que possui essa especialidade é essencial para quem deseja tratar os transtornos que causam o estalo na mandíbula, principalmente quando a causa é uma má oclusão dentária, como a mordida cruzada, mordida aberta ou outro tipo de má oclusão.

Inclusive, saiba que o ortopedista funcional dos maxilares deve fazer parte da vida das pessoas desde o nascer, já que é responsável por acompanhar o crescimento e desenvolvimento crânio facial e das arcadas dentárias, evitando assim qualquer problema na articulação da mandíbula!

Mandíbula estalando entenda a causa desse problema

Dentista na Vila Olimpia

Se você está procurando por dentista ou ortopedista funcional dos maxilares na Vila Olimpia, São Paulo, visite o nosso consultório na Rua Alvorada, nº 64, cj. 102 – Clínica de Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Telefone: (011) 3848-0007

1 Comment

  1. Pingback: Câncer bucal: o que é, como prevenir e tratar - Silvia Bastos

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?