Mordida aberta descubra os perigos dessa má oclusão

Quando o assunto é problemas de mordida, também conhecidos como más oclusões, é muito comum tratar sobre as dificuldades de encaixe dos dentes. Hoje, vamos falar sobre a mordida aberta.

Para quem não sabe, essas adversidades acontecem devido ao posicionamento incorreto das bases ósseas dentárias, o que pode parecer muito insignificante, mas que pode provocar muita dor de cabeça com o passar do tempo.

Leia e saiba tudo sobre o assunto!

Antes de tudo, o que é mordida aberta?

Antes de começarmos a falar dos perigos, é importante introduzir e deixar bem claro sobre o que estamos falando. A mordida aberta nada mais é do que um tipo de má oclusão em que não acontece o contato entre dentes superiores e inferiores durante a mastigação.

Essa adversidade dá a sensação de que o paciente tem a boca torta ou que ela não fecha completamente. Também vale lembrar que ela pode acontecer de maneiras diferentes, como somente em um dos lados da arcada, dos dois lados ou, ainda, apenas com os dentes da frente ou de trás.

Quais são os tipos de mordida aberta?

  • Mordida aberta anterior

Na mordida aberta anterior, a desarmonia relacionada com a falta de contato dentário entre os dentes superiores e inferiores, verifica-se ao nível dos dentes anteriores (dentes da região frontal).

  • Mordida aberta posterior

Já no caso da mordida aberta posterior, os dentes acometidos correspondem aos dentes posteriores, ou seja, os dentes de trás, podendo ocorrer unilateralmente ou em ambos os lados.

Mordida aberta descubra os perigos dessa má oclusão

Por que a mordida aberta acontece?

As causas da mordida aberta são diversas. Para que você possa ter uma ideia, a mordida aberta pode acontecer por problemas esqueléticos, hábitos parafuncionais ou até por fatores genéticos e/ou hereditários.

No entanto, algumas práticas do dia a dia também podem ocasioná-la, como o uso prolongado de chupeta durante a infância, interposição da língua, sucção dos dedos, hábito de mmorder lábio/lápis e hábito de roer a unha.

Mordida aberta x Mordida cruzada

Apesar da mordida aberta ser constantemente confundida com a mordida cruzada, é muito importante ter em mente que as duas são muito diferentes.

Também conhecida como mordida invertida, essa em questão possui como principal característica a má oclusão nos maxilares, dando também a sensação de boca torta, reflexo muito parecido com o da mordida aberta, mas provocado por causas distintas.

Mordida aberta descubra os perigos dessa má oclusão

Assim como a mordida aberta, a cruzada pode acontecer apenas em somente um dos lados ou em ambos.

Quais são os perigos da mordida aberta?

Ainda que a maioria das pessoas afetadas revelem sentir desconfortos, os principais danos não são estéticos.

No caso, a mordida aberta em adultos e crianças também afeta a respiração, a forma de falar, podendo comprometer, inclusive, a função mastigatória.

Quais são os sintomas da mordida aberta?

Confira os principais:

  • Zumbido no ouvido;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Dor ao mastigar;
  • Comprometimento na fala e na fonética;
  • Interposição da língua;
  • Respiração somente pela boca;
  • Problemas na articulação.

Ter muita atenção em relação aos sinais e sintomas é a melhor forma de saber que possui o problema. Isso porque os dentes podem até estar bem alinhados e posicionados na arcada, porém mesmo assim a presença da má oclusão pode comprometer a mastigação.

Por isso, procure reparar nos sinais e sintomas mais comuns e, se desconfiar da possibilidade, não deixe de procurar um especialista. Só ele conseguirá fazer um diagnóstico certeiro e, se necessário, indicará o melhor tratamento para o seu caso!

Como tratar mordida aberta?

Se você ou o seu filho sofrem com esse tipo de má oclusão, não há para que se desesperar. Felizmente, existe tratamento para mordida aberta e é considerado muito simples e com grandes chances de sucesso!

Caso o problema seja causado por hábitos parafuncionais, o simples fato de detectar precocemente e suspender o comportamento já pode ser o suficiente para a correção. Se esse não for o caminho, é possível que seja necessária a utilização de um aparelho para mordida aberta para reajustar a sua arcada dentária.

Outra solução muito comum e muito recomendada por especialistas para mordida cruzada e aberta é a utilização da aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares.

Mordida aberta descubra os perigos dessa má oclusão

Além disso, vale ressaltar que o tempo de duração dos tratamentos pode variar dependendo do tipo de mordida aberta e do grau que o paciente apresenta.

Como prevenir a mordida aberta em meu filho?

Para prevenir essa má oclusão em crianças, os pais devem adotar cuidados logo após o seu nascimento.

A grande maioria dos bebês possuem uma grande necessidade de sugar algum objeto e, para evitar problemas maiores, os pais podem oferecer uma opção menos arriscada do que a chupeta tradicional, sendo a ortodôntica. Quando o seu pequeno completar 3 anos, comece a estimular o desapego do acessório.

Além disso, é claro, procure encaminhar seu filho regularmente a um consultório de odontopediatria especialista em ortopedia funcional dos maxilares.

Lembre-se: quanto mais cedo o problema for detectado, menos complicado será o tratamento!

Dentista na Vila Olimpia

Se você está procurando por dentista ou odontopediatra na Vila Olimpia, São Paulo, visite o nosso consultório na Rua Alvorada, nº 64, cj. 102 – Clínica de Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Telefone: (011) 3848-0007

Mordida aberta descubra os perigos dessa má oclusão

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?