Quais as razões para se iniciar um tratamento com ortopedia funcional dos maxilares antes dos 6 anos?
Quanto antes for realizado o diagnóstico, mais favorável será o prognóstico. Quanto mais jovem a criança, maior a sua plasticidade óssea e capacidade de resposta do seu organismo ao tratamento.
Os resultados da ortopedia funcional dos maxilares antes dos 6 anos são qualitativamente superiores. O tratamento tem menor duração e os casos tendem a ser mais estáveis (com a menor reincidência de problemas e sem a necessidade de extrações dentárias).
As possibilidades de assimetrias faciais são reduzidas e estimula-se o desenvolvimento de um perfil mais harmônico da face.
Como reconhecer se a criança necessita do tratamento com Ortopedia Funcional dos Maxilares?
- Alterações do posicionamento dental como dentes tortos (apinhamento);
- Falta de espaço entre os dentes de leite;
- Mordidas abertas normalmente causadas por chupeta ou dedo;
- Mordidas profundas, isto é, dentes superiores cobrindo totalmente os dentes inferiores;
- Mordidas cruzadas;
- Falta ou excesso de desenvolvimento mandibular (queixo para frente ou para trás);
- Respiração bucal, ronco e/ou baba no travesseiro durante o sono;
- Mal posicionamento da língua durante fala ou deglutição;
- Dor de cabeça frequente, dificuldade de abrir a boca e estalos perto do ouvido;
É possível iniciar o tratamento com Ortopedia Funcional dos Maxilares em qualquer idade?
Sim, o tratamento com Ortopedia Funcional dos Maxilares pode ser realizado assim que problema for diagnosticado, tanto em adultos como em crianças.
E como é o tratamento?
Na dentição de leite, caracteriza-se pela realização de pequenos ajustes oclusais e/ou a utilização de pistas diretas Planas, isto é, pela colocação de resina (usadas em restaurações dos dentes anteriores) em determinados dentes , com o objetivo de incentivar ou redirecionar o crescimento ósseo.
Já na dentição mista e permanente (de 6 a 12 anos aproximadamente) e permanente (a partir de 12 anos), consiste na utilização de aparelhos ortopédicos funcionais que caracterizam-se por serem removíveis, estarem presentes em ambas as arcadas superior e inferior e serem soltos na boca, o que possibilita estímulos adequados para que haja crescimento e desenvolvimento harmônico do complexo crânio facial com consequente correção das más oclusões.
Esses aparelhos atuam nos ossos, músculos e dentes, o que garante um tratamento mais completo pois corrigem não só a parte dentária como também a funcional, como por exemplo, a respiração, a deglutição, fala e etc, assim como também o perfil facial dos pacientes.
Os aparelhos ortopédicos funcionais atuam por meio de estímulos neuromusculares. As forças são muito leves e por isso não causam dor.