A Dra. Silvia Bastos, ortopedista funcional dos maxilares, é formada na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP-SP) em 1982, é hoje especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares e atende em sua clínica odontológica em SP, na Rua Alvorada, 64 – Conjunto 102, Vila Olímpia.
No início de carreira, nossa ortopedista funcional dos maxilares atuou com Clínica Geral e, principalmente, com Odontopediatria. Observou que as maloclusões (“mordidas erradas”) eram muito comuns na maior parte de seus pacientes na dentição de leite (3 à 6 anos) e início da dentição mista (7 à 12 anos). Por este motivo, eram encaminhados para tratamento adequado e voltavam com a famosa afirmação: “Tem que esperar até 9 a 10 anos para início do tratamento”. Assim era feito e quando retornavam na época proposta, muitas vezes a orientação era tirar um ou mais dentes, ou aguardar completar o crescimento para fazer cirurgia. Tudo isso visando apenas correção da posição de dentes, e não da estrutura óssea com tudo mais que está ao seu redor, no intuito de restabelecer a forma e a função de todo o complexo que participa de uma boa oclusão.
Notando essa situação, a Dra. Silvia Bastos percebeu que, quanto mais se esperava para atuar nas más oclusões, os problemas de mordida errada iam se agravando.
Como ortopedista funcional dos maxilares, ela observou que se atuasse desde os primeiros dias de vida da criança (ou mesmo dentro da barriga da mamãe, por meio de informações destinadas a própria), é possível prevenir e sanar os problemas decorrentes das famosas “mordidas erradas”, tais como: mordidas abertas, mordidas profundas, “queixo para trás ou para frente”, mordidas cruzadas, entre outros tipos de mordidas que um ortopedista funcional dos maxilares estuda, analisa e corrige.
Assim, desde 1989 a Dra. Silvia Bastos empenha-se na prevenção ou correção das más oclusões, atuando com Ortopedia Funcional dos Maxilares em sua clínica odontológica em SP.
Conheça nossa Clínica de Ortopedia Funcional dos Maxilares em SP.