Ortopedia Funcional dos Maxilares

Segundo a Dra. Silvia Bastos, a Ortopedia Funcional dos Maxilares é uma especialidade da Odontologia que visa estudar, prevenir e tratar os mais diversos tipos de má oclusão, desde o bebê até a idade adulta.

A importância da Ortopedia Funciona dos Maxilares

Oclusão é o contato entre os dentes maxilares e mandibulares, que ocorre não só devido a presença dos dentes. Porém, para isso, há a necessidade de um perfeito relacionamento das bases ósseas, que se deve não só à presença das estruturas ósseas da maxila e da mandíbula mas, também ao sistema muscular, sanguíneo, nervoso e articular relacionado.

Em outras palavras, a Ortopedia Funcional dos Maxilares não se preocupa apenas com a relação dos dentes, mas também e principalmente, com o sistema muscular, sanguíneo, nervoso e articular envolvidos, pois o trabalho de todos estes elementos juntos levará as funções adequadas realizadas pelo complexo crânio facial:

• Respiração;
• Mastigação;
• Deglutição (ato de engolir);
• Fala;
• Entre outras 26 funções.

O que caracteriza a mordida errada?

Para responder essa pergunta, a Dra. Silva Bastos pontua o que caracteriza uma oclusão correta: podemos dizer que é quando temos contatos dentários harmônicos e funcionais, resultado de um trabalho neuromuscular equilibrado.

Quando isto não ocorre, temos as más oclusões que podem ser representadas pelas mordidas abertas (normalmente causadas por chupeta ou dedo), mordidas profundas (quando os dentes superiores cobrem os inferiores), mordidas cruzadas (quando os dentes inferiores ficam a frente ou deslocados em relação aos superiores), queixo para frente ou para trás, falta de espaço entre os dentes, entre outros. É aí que entra a ortopedia funcional dos maxilares.

O que pode causar a mordida errada?

Para um ortopedista funcional dos maxilares, a mordida errada (má oclusão) pode decorrer de diversas origens, sob influência muito mais ambiental do que genética.

A falta de amamentação natural, respiração pela boca, a ausência de mastigação de alimentos mais duros e fibrosos (que deve ocorrer dos dois lados da boca), o mau posicionamento da língua, entre outros, podem levar ao desenvolvimento da má oclusão.

A quem se destina a Ortopedia Funcional dos Maxilares?

A ortopedia funcional dos maxilares se destina a todas as idades, desde bebês de zero anos até indivíduos na fase adulta.

Entre em contato com a Clínica de Ortopedia Funcional dos Maxilares em SP da Dra. Silva Bastos.

Open chat
Precisa de ajuda?