Qual a relação entre o uso da chupeta e má oclusão em bebês? Entenda mais sobre o assunto neste artigo da especialista Dra. Sílvia Bastos.
Após estudos realizados, constatou-se que crianças que fazem uso prolongado de chupeta possuem maiores chances de desenvolverem má oclusões, especialmente em quadros de dependências de uso, com utilização por períodos prolongados. Neste sentido, é muito importante que os pais estejam atentos e realizem o acompanhamento odontopediátrico de seus filhos, para que um profissional especializado possa identificar eventuais disfunções e recomendar os tratamentos mais adequados, que visem prevenir problemas posteriores. E é sobre essa relação de uso da chupeta e má oclusão que a nossa especialista Dra. Sílvia Bastos fala neste artigo.
Uma série de estudos comprovaram uma relação direta entre o hábito prolongado da amamentação, natural ou artificial, em bebês e o desenvolvimento da má oclusão. Tais hábitos constituem fatores etiológicos, pois ocasionam desequilíbrio entre as forças musculares que atuam nos arcos dentários. Evidentemente, nem todas as crianças que fazem uso prolongado de chupeta desenvolvem o problema da má oclusão, no entanto, é comprovado o grande vínculo causa-efeito existente entre tais fatores.
Atualmente, existe no mercado um novo desenho de bico de chupeta, conhecido como Chupeta Ortodôntica, indicada para realizar movimentos de estimulação muscular que mais se assemelham ao ato de amamentação natural, consequentemente, conduzindo para um desenvolvimento normal e saudável do arco dentário. Contudo, é de extrema importância que os pais estejam atentos ao hábito de sucção de chupeta de seus filhos, realizando o acompanhamento odontopediátrico destes com um profissional especializado, capaz de identificar eventuais distúrbios e iniciar os devidos tratamentos. Caso esteja procurando um especialista em odontopediatria em São Paulo, entre em contato conosco e agende a sua consulta com a Dra. Sílvia Bastos, que atende na região da Vila Olímpia – SP.