A boca dos bebês é muito pequena, sensível e macia, portanto, ao escolher a escova de dente para bebê, é muito importante tomar alguns cuidados para evitar que a sua saúde bucal sofra qualquer dano.
Leia e saiba tudo sobre o assunto!
Você sabia que o bebê deve limpar a boca desde o nascimento?
Os dentes do bebê costumam começar a nascer, geralmente, a partir dos 6 meses de idade, porém, é importante começar a cuidar da boca do bebê logo após o nascimento, para assim evitar a cárie da mamadeira, que é muito frequente quando o bebê é amamentado artificialmente através do uso de mamadeira e depois vai dormir sem lavar a boca, ou até quando os pais adoçam a chupeta do bebê antes de dormir, o que é inconcebível.
A recomendação é começar com um estímulo oral para criar hábito no bebê de passar gaze com água filtrada, ou fervida, dentro da boca e em toda a região mucosa, por pelo menos duas vezes na semana. Além de remover os restos de leite, essa prática também previne estomatite, que pode causar feridas na boca e na garganta da criança.
Qual a escova de dente ideal para bebê?
É muito importante que a higiene bucal seja orientada por uma odontopediatra. Em geral, é ideal começar a escovar os dentes, pelo menos ao acordar e antes de dormir, até os 2 anos de idade. Depois disso, pode começar a escovar em outros momentos do dia, mas sempre procurando utilizar a escova de dente para bebê correta.
Confira alguns cuidados que devem ser tomados ao escolher a escova e pasta de dente para bebê nos primeiros anos de vida:
-
Recém-nascido:
Como dito anteriormente, não se deve usar escova de dente para bebê recém-nascido. A limpeza feita com a utilização de uma gaze ou fralda umedecida com água limpa, é muito mais para que o bebê se acostume com a rotina e o hábito de limpeza da boca do que propriamente remover os resíduos de leite.
-
De 3 meses a 1 ano de idade:
A primeira escova de dente para bebê de 1 ano ou menos, na verdade, deve ser uma espécie de mordedor com uma pequena escova de borracha na ponta ou escova de dente de dedo para bebê, popularmente conhecida como dedeira, o que possibilita a higienização dos dentes de leite de uma forma natural.
-
A partir da erupção dental até os 6 anos de idade:
Juntamente com os mordedores-escova, as escovas infantis são indicadas para logo após a erupção dos primeiros dentes de leite até o início da aparição dos permanentes.
Essas escovas apresentam características específicas como a presença de uma cabeça pequena, o que ajuda a infiltrar na boca da criança, e cabo com textura macia, o que facilita a adaptação à mão. Os responsáveis sempre devem auxiliar e conferir a escovação.
Nesse momento, os pais também podem começar a utilizar a pasta de dente para bebê sem flúor ou com pouca concentração de flúor, porém em uma quantidade muito reduzida, essa quantidade de pasta utilizada deve ser mínima, do tamanho de um grão de arroz, para assim evitar qualquer dano ao dente do pequeno.
Lembre-se que a escova de dente de silicone para bebê deve ser trocada de 3 a 4 meses, caso se desgastem antes desse período devem ser trocadas antes.
Saiba que a escova de dente errada pode causar problemas!
Não é à toa que a recomendação da odontopediatria seja por escovas de dente para bebê macias, já que, o que realmente limpa os dentes, é o movimento correto no momento da escovação e não a dureza das cerdas.
Movimentos brutos com cerdas robustas podem causar o desgaste do esmalte dentário e retrair as gengivas. Com a raiz dos dentes e as terminações nervosas mais expostas, os bebês ficam suscetíveis a desenvolver uma sensibilidade dentária, o que causará dor ao consumir alimentos quentes ou gelados.
Além disso, a cabeça pequena na escova de dente para bebê de silicone é fundamental para acessar lugares mais difíceis na boca, o que não dificultará a limpeza dos dentes dos fundos.
Dicas para escovar dentes de bebê
Após escolher e saber qual melhor escova de dente para bebê, chegou a hora de escovar os dentes de seu filho. Mas você não sabe por onde começar? Confira algumas dicas:
- Procure iniciar a escovação com a escova paralela a linha da gengiva. Assim, faça movimentos circulares em grupos de quatro dentes durante o intervalo de dez segundos.
- Deslize as cerdas das gengivas para a ponta dos dentes, incluindo a sua superfície interna.
- Procure escovar onde morde (face oclusal), chegando aos dentes do fundo, sempre em um movimento de “vai e vem”.
- Não deixe de escovar a parte interna dos dentes e a língua, para assim eliminar bactérias capazes de causar mau hálito.
Esse é o momento para que os pais verifiquem a ocorrência de más oclusões
A má oclusão dentária, por exemplo, popularmente conhecida como mordida cruzada, caracteriza-se por atrapalhar na mastigação da criança, levando inclusive a problemas estéticos.
Durante esse contato com a escovação de seu filho, principalmente a partir do nascimento dos primeiros dentes, você será capaz de perceber qualquer anomalia quanto a sua dentição, assim levando-o à odontopediatra o quanto antes.
É recomendado que seu bebê tenha contato com a odontopediatria desde o seu nascimento, a fim de descobrir essas supostas patologias ou problemas com a saúde bucal desde o início de sua vida, o que facilitará o seu tratamento.
Pingback: Pasta de dente para bebê: pode usar ou não? - Silvia Bastos