O profissional de odontopediatria é indispensável que cuida da saúde bucal de qualquer pessoa, iniciativa que deve demandar muita atenção, principalmente nos primeiros anos de vida. Por isso, é muito importante que os pais levem seus filhos ao odontopediatra desde cedo.
É importante lembrar que o dente é só um aspecto de um complexo sistema que deve ser avaliado como um todo pelo dentista, passando pelos ossos do crânio e face, articulações, músculos mastigatórios e faciais, sistema nervoso, sistema circulatório, mucosas, etc.
Sabemos que a maioria das pessoas possuem dúvidas sobre quando as visitas ao odontopediatra devem começar a acontecer, o que faz com que os pais acabem levando seus filhos muito tarde para a primeira consulta, prejudicando a sua saúde bucal.
Leia mais e saiba tudo sobre odontopediatria!
Confira também: Invisalign – tire todas as suas dúvidas
O que é odontopediatria?
A odontopediatria é uma especialização da odontologia responsável por cuidar da saúde bucal das crianças.
O dentista odontopediatra é muito importante nessa fase inicial das consultas ao público infantil, mas não só para a prevenção e tratamento de cáries ou doenças de gengivas, por exemplo, mas também na detecção de desvios de crescimento e desenvolvimento craniofacial do indivíduo, que podem alterar ou modificar o desenvolvimento harmônico da face.
Assim, em caso de alguma anormalidade, o odontopediatra deve orientar os pais quanto aos tratamentos mais adequados, como a ortopedia funcional dos maxilares, por exemplo.
O que faz um odontopediatra?
O odontopediatra possui como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do público infantil, além de abordar também todos os fatores relacionados à dieta, mastigação, troca dos dentes “de leite”, erupção dos dentes permanentes, uso de flúor, selantes e diversos assuntos sobre a higiene bucal.
Além disso, a odontopediatria, em conjunto com a ortopedia funcional dos maxilares, também se prontifica a prevenir, diagnosticar e tratar se necessário, desvios de crescimento crânio facial, evitando assim, a instalação das más oclusões.
São esses profissionais os responsáveis pela orientação de higiene não só dos bebês e das crianças que já possuem dentes, mas também das gestantes. Aliás, é de extrema importância que as mamães procurem orientação ainda no decorrer da gravidez, para se informar sobre os cuidados que deverão ter no decorrer da gestação e logo após o nascimento do bebê.
Por que a mãe deve consultar um odontopediatra mesmo antes do nascimento do bebê?
Toda futura mãe deve saber que, para o seu filho nascer saudável, são necessários alguns cuidados extras durante a gestação. Por conta disso, devem deixar de lado alguns hábitos, como ingerir bebidas alcoólicas, fumar cigarros, adotar uma alimentação saudável e passar a praticar atividades físicas. Mas você sabia que cuidar da saúde bucal também é muito importante durante a gestação?
Lembre-se: se a sua saúde bucal não estiver em dia, pode haver um reflexo negativo ao futuro sorriso de seu bebê!
Quando a criança deve fazer a primeira consulta?
A primeira visita a um consultório de odontopediatria deve acontecer bem cedo, de preferência mesmo antes do nascimento do bebê.
Essa recomendação é feita para que as mamães e papais tomem ciência de importantes cuidados que deverão ser tomados desde o nascimento, como, por exemplo, o incentivo à amamentação natural cujos benefícios vão além dos aspectos nutricionais e afetivos pois favorece um crescimento e desenvolvimento craniofacial adequado, bem como a respiração nasal, a tonicidade muscular exigida para a mastigação eficiente, que modela a face, como também a fala adequada.
Além disso, e mesmo antes dos dentes nascerem, são necessárias as orientações da higienização da cavidade oral para os pais, com o objetivo de evitar o desenvolvimento de cáries nos dentinhos que surgirão num futuro muito próximo, e podem se apresentar mesmo no primeiro semestre de vida do bebê.
A primeira visita a uma clínica odontopediátrica também é uma ótima oportunidade para familiarizar a criança com o ambiente e com o dentista, para que ela cresça sem medos e traumas, e sim segura para futuros procedimentos, se necessários.
A primeira impressão é sempre a que fica. Por isso, tanto os pais quanto o especialista, devem fazer com que seja um encontro agradável.
O que vai ser feito na primeira consulta?
No primeiro encontro do bebê e o dentista, são feitas avaliações de como está ocorrendo a amamentação, a introdução alimentar, a higienização da cavidade oral, o aparecimento dos dentinhos de leite, sugestão de escovas, modos de escovação, uso de pastas de dente que devem ser utilizadas nos primeiros anos de vida.
Também deve ser colocada atenção em como se apresenta a respiração do bebê, a sua saúde, a recorrência de gripes, associadas à problemas respiratórios, amigdalites, otites, sinusites e rinites alérgicas. Além disso, serão dadas orientações de cuidados que os pais devem ter com a saúde bucal de seus filhos para um crescimento e desenvolvimento craniofacial normal. Informações sobre hábitos inadequados como chupeta, dedo e também sobre a postura do bebê.
Quando meu filho deve voltar ao odontopediatra?
Após a primeira consulta, os pais devem se organizarem para continuar levando seus filhos a novos atendimentos, de preferência com o mesmo profissional.
A recomendação é que as consultas sejam marcadas de seis em seis meses, para que, além de ajudar a prevenir doenças que possam se desenvolver na boca da criança, os odontopediatras também possam acompanhar o crescimento e desenvolvimento craniofacial, a sequência de erupção dos dentinhos e outras condições que possam afetar a funcionalidade e o aspecto visual dos mesmos.
Quais tratamentos costumam ser realizados nessas consultas?
Os tratamentos que podem ser feitos ao longo do desenvolvimento da criança ao visitar o odontopediatra são:
-
Orientação de limpeza dos dentes e profilaxia:
-
Exames físicos completos.
O dentista especializado em odontopediatria fará um exame cuidadoso da criança como um todo, e também da sua gengiva e da mucosa da boca, procurando qualquer sinal de anormalidade.
Toda a estrutura de crânio, mandíbula e maxila também devem ser verificados. O objetivo é manter a saúde bucal de seu filho, identificando qualquer problema o mais rápido possível, para que o trenzinho não saia do trilho nesta estrada chamada crescimento e desenvolvimento.
-
Radiografias
As radiografias e outros exames auxiliares de diagnóstico podem ser solicitadas como forma de diagnosticar enfermidades que não podem ser descobertas ao olho nu.
-
Teste da “linguinha”
Esse teste é feito logo nas primeiras consultas do bebê com o odontopediatra e visa diagnosticar alterações em seu frênulo lingual, o que possui interferências diretas na qualidade de sua amamentação e, posteriormente, no desenvolvimento da fala, mastigação, deglutição e higiene oral.
Agora que você já sabe da importância das consultas odontopediátricas, é hora de começar a marcar as visitas de seu filho. Lembre-se: quanto antes você começar a levá-lo e familiarizá-lo com o ambiente, melhor será a sua saúde bucal!
Leia também: Mordida Cruzada
Dentista na Vila Olímpia
Se você está procurando por dentista ou odontopediatra na Vila Olímpia, São Paulo, visite o nosso consultório na Rua Alvorada, nº 64, cj. 102 – Clínica de Ortopedia Funcional dos Maxilares.
Telefone: (011) 3848-0007
Pingback: Como escolher a escova de dente para o bebê? - Silvia Bastos
Pingback: O dente do seu neném nasceu e ele está sentindo muita dor? - Silvia Bastos
Pingback: Bruxismo: saiba se você possui esse problema e como tratar - Silvia Bastos
Pingback: Bruxismo infantil: 4 dicas para tratar o problema - Silvia Bastos
Pingback: Dentista infantil: quais os principais tratamentos na fase inicial da vida? - Silvia Bastos