É muito normal que o bebê sinta incômodos, fique irritado e mal-humorado quando os primeiros dentes começam a nascer, o que acontece, normalmente, a partir do sexto mês. Nesse período, é comum e necessário que os pais utilizem formas e métodos para aliviar essas dores, como a aplicação do neném dente, por exemplo.
Confira o que fazer quando o dente do neném está nascendo!
Quais são os sintomas ligados ao nascimento dos primeiros dentes do bebê?
Os sintomas mais comuns são:
- Baba (que, inclusive, pode provocar uma irritação na pele ao redor da boca);
- Irritabilidade e mal humor;
- Inchaço e sensibilidade na gengiva;
- Tentativa de morder tudo que está pela frente;
- Falta de apetite;
- Problemas para dormir.
Além desses, febre e infecções de ouvido também podem aparecer durante essa fase. Porém, caso apareçam, um médico deve ser consultado, já que podem significar a ocorrência de outras doenças.
Existem também situações raras em que os dentes apresentam muita dificuldade de irrupcionar, causando grande inchaço e vermelhidão na região gengival. Dessa forma, os chamados cistos de erupção (bolas vermelhas na região) provocam desconforto a criança, irritabilidade, dor na gengiva e dificultam a alimentação.
Como aliviar a dor de dente do neném?
Para aliviar as dores do nascimento dos dentes do bebê, os pais podem optar por realizar massagens, dar brinquedos gelados para o pequeno ou até mesmo usar, como foi dito anteriormente, a pomada para dente de bebê anestésica que, no entanto, só deve ser utilizado sob a orientação de um odontopediatra, porque algumas podem causar reações alérgicas.
Pomadas anestésicas para gengiva de bebê que contenham benzocaína, por exemplo, requerem maiores cuidados. É muito raro, porém podem provocar uma grave condição em que a quantidade de oxigênio no sangue cai para níveis perigosamente baixos. Em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, já é proibida a venda de produtos à base dessa substância sem receita médica para crianças com menos de 2 anos.
Outra complicação da utilização das pomadas para dente do bebê é que, geralmente, elas costumam não ficar no local onde são aplicadas. Mesmo quando espalhadas diretamente em toda a região da gengiva do bebê, ele pode acabar engolindo boa parte do creme, promovendo um amortecimento na garganta, o que causa sensações ruins, engasgo, dificuldade de engolir alimentos e, inclusive, problemas respiratórios.
O que você pode fazer para amenizar a dor de dente do seu bebê?
Além da aplicação do neném dent, um mordedor gelado também pode ser utilizado para aliviar as dores na gengiva de seu pequeno.
Se o bebê já estiver se alimentando com comidas “normais”, alimentos frios como purê de maçã ou até uma sopinha fria também podem ser de grande ajuda.
Outro método simples e caseiro é passar o dedo bem limpinho pela gengiva inchada de seu filho. Faça uma massagem firme e delicada até ouvir um barulho de fricção, que será uma grande distração para despistar a dor de seu pequeno.
O alívio, mesmo que temporário, causará uma grande sensação de conforto ao seu filho.
Se nada disso ajudar, você pode pedir a receita de analgésicos em alguma visita ao consultório de odontopediatria. Não é recomendado utilizá-los sem nenhuma prescrição médica, já que ele depende do peso e da idade de seu filho.
Também não é recomendado utilizar nenhum remédio que possua aspirina em sua composição, já que seu uso nessa faixa etária pode desencadear reações alérgicas e hemorrágicas.
Dentista na Vila Olímpia
Se você está procurando por dentista ou odontopediatra na Vila Olímpia, São Paulo, visite o nosso consultório na Rua Alvorada, nº 64, cj. 102 – Clínica de Ortopedia Funcional dos Maxilares.
Telefone: (011) 3848-0007